
O conceito de "aldeia global" criado por um sociólogo canadense chamado Marshall McLuhan que ficou mundialmente famoso ao publicar o livro "O meio é a mensagem" - RJ: Ed. Record,1969. Foi o primeiro filósofo das transformações sociais provocadas pela revolução tecnológica do computador e das telecomunicações.
Aldeia global quer dizer simplesmente que o progresso tecnológico estava reduzindo em todo o planeta à mesma situação que ocorre numa aldeia, ou seja, a possibilidade de se inter-comunicar directamente com qualquer pessoa que nela vive.
Como paradigma da aldeia global, ele elegeu a televisão, um meio de comunicação de massa em nível internacional, que começava a ser integrado via satélite. Esqueceu, no entanto, que as formas de comunicação da aldeia são essencialmente bidireccionais e entre dois indivíduos. Somente agora, com o telemóvel e a internet é que o conceito começa a se concretizar.
O princípio que preside a este conceito é o de um mundo interligado, com estreitas relações económicas, políticas e sociais, fruto da evolução das
Essa profunda interligação entre todas as regiões do globo originaria uma poderosa teia de dependências mútuas e, desse modo, promoveria a solidariedade e a luta pelos mesmos ideais, ao nível, por exemplo da ecologia e da economia, em prol do
Na verdade, não deixa de ser verdade que, como já evidenciava a teoria do
Na verdade, trata-se mais de um conceito filosófico e utópico do que real. Como afirmam muitos teóricos da
Para termos uma ideia deste conceito, é preciso, pois, lembrarmos a sua ambivalência: por um lado, saber que parte do pressuposto de uma maior aproximação entre as pessoas e da consequente necessidade de uma responsabilidade e responsabilização global; por outro, saber que é um conceito exclusivo e, como tal, excludente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário