
Nos últimos anos, o processo de internacionalização das economias tem-se vindo a acentuar, onde se nota uma crescente evolução no comércio mundial que apresenta valores superiores que os da produção.
Os mercados mundializam-se, não só quantitativamente como também qualitativamente, embora se desenhe alguma homogeneização dos estilos de vida, pelo menos nas classes médias e para alguns bens de consumo.
Nos finais do século XIX, as grandes empresas concentravam as suas vendas num único mercado – o mercado nacional, porque sentiram a necessidade do alargamento dos mercados, para tal, desenvolveram-se estratégias de internacionalização.
Actualmente, muitas ETN são já empresas globais, voltando assim a dirigir-se para um mercado único – o mercado planetário com estruturas organizativas e produtivas muito mais eficientes.
Com o objectivo de baixar os custos de produção as ETN desmultiplicam a produção pelo planeta.
Exemplo 4: os salários são todos muito diferentes, analisamos os salários na industria em 1995, em francos franceses, e deparamo-nos que é a Alemanha que goza de um valor maior, com 159,4, seguidamente vem a Suiça, com um valor de 146,4, posteriormente vem a Bélgica com um valor de 134, vinte posições em cima, encontra-se Portugal, cujo valor é de 26,7, o primeiro pais na tabela é o Sri Lanka e cujo valor é 2,2.
Desenvolve-se então uma hierarquia nos espaços produtivos e uma especialização à escala mundial:
- A indústria química e alguns bens de equipamento localizam-se na Alemanha,
- A aeronáutica, logística e serviços financeiros, nos EUA,
- A indústria automóvel e a electrónica destinada ao consumo, no Japão,
- Nos NPI concentram-se as indústrias poluidoras e mais tradicionais como o têxtil, vestuário, brinquedos, construção naval e electrónica para o consumo.
Esta diferenciação das produções reforça as interdependências, mas por outro lado, as ETN articulam as economias de escala associadas à produção em série dos componentes em a diferenciação do produto final, em função das característica de economia local e da segmentação do mercado.
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