quarta-feira, 23 de maio de 2007

Globalização dos mercados e oportunidades de crescimento



O processo de globalização das economias tem sido entendido como importante factor de desenvolvimento para os países. Foi assim para Europa Ocidental, Estados Unidos e Japão. Mas esse processo não foi e não é universal.

A globalização, hoje, tem como característica relevante um mercado no qual, a cada dia é visível a facilidade de comunicação, transmissão e processamento de informações, além da mobilidade internacional de capital.

O mercado globalizado é um mercado desregulado, sobre o qual os Estados possuem cada vez menos controle, é um mercado privatizado, com tudo aquilo que implica na transferência das decisões que tocam aos sectores de primeira necessidade. É um mercado caracterizado por uma competitividade exacerbada, que é invocada para proceder à fusões, às reconfigurações de empresas.

No contexto da globalização financeira, os sucessos das bolsas são julgados mais importantes do que o investimento na "riqueza das nações", quer dizer, na educação, na saúde ou na segurança. Trata-se de um mercado do qual podem fazer parte somente as empresas de alta intensidade tecnológica.

Nenhum comentário: